Prates Advogados
Rodrigues & Prates Advogados
Telefone

UNIDADE GUARULHOS:

(11) 2304-1278

(11) 2304-0443

 

WHATSAPP PARA ATENDIMENTO:

(11) 93454-5104

Contate-nos
facebook
Skype
TST - Multa de 50% em acordo pago dois dias de atraso.
TST - Turma restabelece multa de 50% em acordo pago dois dias depois do previsto

A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho restabeleceu multa de 50% pelo pagamento de valores devidos em razão de acordo judicial com dois dias de atraso. O valor do acordo é de R$ 10,5 mil e o Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES) havia reduzido a multa para 20%. De acordo com o ministro Márcio Eurico Vitral Amaro, relator do processo no TST, viola a coisa julgada a redução da multa fixada em acordo homologado judicialmente quando ele é descumprido e a situação do atraso, mesmo de pouco dias, não é prevista no documento.

O acordo foi realizado em outubro de 2013 na 10ª Vara do Trabalho de Vitória (RS). Nos termos firmados, a empresa D. D. & Cia Ltda. se comprometia a pagar a um ex-empregado a importância de R$ 10,5 mil no dia 5/11 daquele ano, por meio de depósito numa conta corrente Banco do Brasil, sob pena de multa de 50% em caso de descumprimento. O dinheiro só foi depositado em 7 de novembro, com a justificativa da empresa de equívoco do setor financeiro.

A D. interpôs, sem sucesso, embargos à execução contra a cobrança da multa na Vara do Trabalho. No julgamento de agravo de petição contra essa decisão, o Tribunal Regional do Trabalho reduziu a multa para 20%, com o entendimento de que o atraso não foi suficiente para trazer prejuízos para o ex-empregado. A decisão baseou-se no artigo 413 do Código Civil, segundo o qual "a penalidade deve ser reduzida equitativamente pelo juiz se a obrigação principal tiver sido cumprida em parte, ou se o montante da penalidade for manifestamente excessivo, tendo-se em vista a natureza e a finalidade do negócio".

TST

Ao acolher recurso de revista do ex-empregado ao TST, o ministro Márcio Eurico destacou que existe a possibilidade, com base no artigo 413 do Código Civil, de reduzir equitativamente o valor da multa estipulada, mas isso na hipótese de cumprimento parcial de acordo, o que não teria sido o caso. "Na situação dos autos, não há como reduzir o percentual da cláusula penal fixada no acordo homologado judicialmente sem que fique configurada a violação à coisa julgada, porque o acordo judicial foi totalmente descumprido", afirmou. Ele explicou que, ainda que tenha sido de poucos dias, a empresa "não nega a ocorrência do atraso no pagamento, nem mesmo justifica o fato por causa estranha ao seu controle".

A decisão foi unânime. Após a publicação do acórdão, e empresa interpôs embargos à Subseção 1 Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1), ainda não examinados.

Processo: RR-133400-33.2013.5.17.0010

Fonte: Tribunal Superior do Trabalho




VOLTAR

Localização

UNIDADE 1: Avenida São Bento, nº 333, Vila Galvão, Guarulhos/SP, CEP 07070-000.

 




CONTATO

Todos os direitos reservados | RPN Advogados



Produzido por Elaboração e Criação de Sites

© 2014

Tags Advocacia e Guarulhos, Município de Guarulhos, Advogado em Guarulhos, Advogada em Guarulhos, Escritório de advocacia em Guarulhos, Advocacia Cível, Advocacia Civil, Direito Civil, Advocacia Tributária, Direito Tributário, Advocacia Criminal, Direito Criminal, Advocacia Trabalhista, Direito do Trabalho, Advocacia Empresarial, Direito de Empresa, Advocacia de Família e Sucessões, Direito de Família, Direito de Sucessões, Advocacia Imobiliária, Direito Imobiliário, Advocacia Bancária, Direito Bancário, Advocacia do Consumidor, Direito do Consumidor, Advocacia Eleitoral, Direito Eleitoral, Relações de consumo, Escritório de advocacia e CNPJ, Escritório de advocacia e Nota fiscal, Contratos e Guarulhos, Direito Contratual, Escritório de advocacia e Bens, Negócios Jurídicos, Escritório de advocacia e Condomínio, Construtora e Imóvel, Escritório de advocacia e Obrigações, Contrato de Compra e Venda, Responsabilidade Civil, Inventário e Guarulhos, Testamento e Guarulhos, Holding Familiar, Juizado Especial Cível, Escritório de advocacia e Empresa, Escritório de advocacia e Estabelecimento Empresarial, Títulos de Crédito, Escritório de advocacia e Sociedades, Falência e Recuperação de Empresas, Constituição de empresa e Abertura de empresa, Alteração Societária, Encerramento de empresa, Incorporação de empresa, Fusão de empresa, Cisão de empresa, Aquisição de empresa, Ação contra construtora imobiliária, Ações contra construtoras, Crime contra o sistema financeiro, Crime contra a ordem econômica, Crime contra a ordem tributária, Escritório de advocacia e Contrato de Trabalho, Relação de Trabalho, Relação de Emprego, Extinção do Contrato de Trabalho, Empregada doméstica, Reclamação Trabalhista, Audiência Trabalhista, Escritório de advocacia e Rescisão Contratual, Escritório de advocacia e Jornada de Trabalho, Reclamação Trabalhista e Guarulhos, Escritório de advocacia e IPTU, Escritório de advocacia e Execução Fiscal, Execução Fiscal e Guarulhos, IPTU e Guarulhos, Divórcio e Guarulhos, Pensão alimentícia e Guarulhos, Ações contra plano de saúde, Plano de Saúde e Guarulhos, Alimentos e Escritório em Guarulhos, Planejamento sucessório e Guarulhos.