Prates Advogados
Rodrigues & Prates Advogados
Telefone

UNIDADE GUARULHOS:

(11) 2304-1278

(11) 2304-0443

 

WHATSAPP PARA ATENDIMENTO:

(11) 93454-5104

Contate-nos
facebook

Skype
Fiador responde por dívida de locação prorrogada

STJ - Fiador responde por dívida de locação prorrogada se houver previsão em cláusula contratual

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o fiador continua responsável pela dívida do locatário constituída após a prorrogação por prazo indeterminado do contrato de locação, desde que haja cláusula prevendo sua responsabilidade até a entrega das chaves.

O julgamento do recurso se deu em ação de débitos locatícios. O ministro Paulo de Tarso Sanseverino levou o processo de sua relatoria ao colegiado "com o intuito de reafirmar a jurisprudência da corte" e reformar o acórdão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

No caso julgado, o contrato de locação foi renovado automaticamente por prazo indeterminado, sem o consentimento expresso dos fiadores. O pacto continha cláusula que previa o prolongamento da fiança até a entrega das chaves.

Responsáveis solidários

A administradora imobiliária alegou no TJSC que os fiadores permaneceram como responsáveis solidários dos débitos não quitados, uma vez que a fiança se estenderia até a efetiva entrega das chaves.

No entanto, o TJSC entendeu que o contrato acessório de fiança deve ser interpretado "de forma mais favorável ao fiador", de modo que a prorrogação do pacto locatício isenta os fiadores que com ela não consentiram, mesmo na hipótese de haver aquela cláusula.

No recurso especial, a administradora alegou dissídio jurisprudencial e violação do artigo 39 da Lei de Locações (Lei 8.245/91), que estabelece que as garantias da locação se estendem até a entrega das chaves, ainda que prorrogada a locação por prazo indeterminado, exceto quando houver dispositivo contratual que estabeleça o contrário.

Previsão contratual

Sanseverino declarou válida a cláusula do contrato de fiança que previa a continuidade da garantia para o período prolongado e deu provimento ao recurso da empresa.

Segundo o relator, como o pacto de locação se prorrogou por prazo indeterminado, não houve necessidade de aditamento contratual para a extensão da fiança, e bastou a expressa previsão do contrato nesse sentido. Nessas circunstâncias, destacou que não tem efeito a Súmula 214 do STJ, segundo a qual "o fiador na locação não responde por obrigações resultantes de aditamento ao qual não anuiu".

Com a decisão, os fiadores remanescem como devedores solidários da obrigação não paga pelo locatário após a prorrogação da locação por prazo indeterminado, caso haja disposição contratual no sentido de que as garantias da locação se estendam até a entrega das chaves.

Fonte: AASP




VOLTAR

Localização

UNIDADE 1: Avenida São Bento, nº 333, Vila Galvão, Guarulhos/SP, CEP 07070-000.

 




CONTATO

Todos os direitos reservados | RPN Advogados



Produzido por Elaboração e Criação de Sites

© 2014

Tags Advocacia e Guarulhos, Município de Guarulhos, Advogado em Guarulhos, Advogada em Guarulhos, Escritório de advocacia em Guarulhos, Advocacia Cível, Advocacia Civil, Direito Civil, Advocacia Tributária, Direito Tributário, Advocacia Criminal, Direito Criminal, Advocacia Trabalhista, Direito do Trabalho, Advocacia Empresarial, Direito de Empresa, Advocacia de Família e Sucessões, Direito de Família, Direito de Sucessões, Advocacia Imobiliária, Direito Imobiliário, Advocacia Bancária, Direito Bancário, Advocacia do Consumidor, Direito do Consumidor, Advocacia Eleitoral, Direito Eleitoral, Relações de consumo, Escritório de advocacia e CNPJ, Escritório de advocacia e Nota fiscal, Contratos e Guarulhos, Direito Contratual, Escritório de advocacia e Bens, Negócios Jurídicos, Escritório de advocacia e Condomínio, Construtora e Imóvel, Escritório de advocacia e Obrigações, Contrato de Compra e Venda, Responsabilidade Civil, Inventário e Guarulhos, Testamento e Guarulhos, Holding Familiar, Juizado Especial Cível, Escritório de advocacia e Empresa, Escritório de advocacia e Estabelecimento Empresarial, Títulos de Crédito, Escritório de advocacia e Sociedades, Falência e Recuperação de Empresas, Constituição de empresa e Abertura de empresa, Alteração Societária, Encerramento de empresa, Incorporação de empresa, Fusão de empresa, Cisão de empresa, Aquisição de empresa, Ação contra construtora imobiliária, Ações contra construtoras, Crime contra o sistema financeiro, Crime contra a ordem econômica, Crime contra a ordem tributária, Escritório de advocacia e Contrato de Trabalho, Relação de Trabalho, Relação de Emprego, Extinção do Contrato de Trabalho, Empregada doméstica, Reclamação Trabalhista, Audiência Trabalhista, Escritório de advocacia e Rescisão Contratual, Escritório de advocacia e Jornada de Trabalho, Reclamação Trabalhista e Guarulhos, Escritório de advocacia e IPTU, Escritório de advocacia e Execução Fiscal, Execução Fiscal e Guarulhos, IPTU e Guarulhos, Divórcio e Guarulhos, Pensão alimentícia e Guarulhos, Ações contra plano de saúde, Plano de Saúde e Guarulhos, Alimentos e Escritório em Guarulhos, Planejamento sucessório e Guarulhos.